sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

6ª Bienal de Cultura da UNE : Salvador recebe festival estudantil

Que a Bahia tem muitos sabores e cheiros todo mundo já sabe, mas entre os dias 20 e 25 de janeiro, Salvador terá também muitos estudantes, com criatividade e energia para enfrentar a maratona da 6ª Bienal de Cultura da UNE (União Nacional dos estudantes). Serão cerca de 10 mil jovens de todos os cantos do País e da América Latina apresentando suas produções culturais e assimilando muito conhecimento, numa intensa troca.


Nesta edição, a Bienal, que comemora 10 anos, terá como tema "Raízes do Brasil: Formação e Sentido do Povo Brasileiro", que pretende discutir a formação do povo brasileiro de um ponto de vista atual e projetando os próximos passos. Por este motivo, a cidade-sede do evento é tão significativa, já que a importância histórica e contemporânea de Salvador para o País é indiscutível.


A 6ª Bienal inova mais uma vez, pois acontecerá simultaneamente em vários locais: Teatro Castro Alves, Pelourinho, Praça Castro Alves, Teatro Gamboa Nova, Teatro Vila Velha, Museu Henriqueta Catharino e Escola de Belas Artes.


O Festival traz uma grande e diversificada programação, dividida em debates, com temáticas que tratam de cultura, mas sem deixar de lado a educação e temas relacionados à juventude.


Além disso, a 6ª Bienal traz uma extensa programação cultural, que inclui apresentações de teatro e exibições de filmes. Todas as noites, o Pelourinho será o palco para shows de música abertos e gratuitos. Um dos primeiros a confirmar sua participação é Marcelo D2.


O evento conta ainda com seis mostras: Artes Cênicas, Artes Visuais, Ciência & Tecnologia, Cinema, Literatura e Música. Estas mostras se dividem em Mostra Estudantil, onde jovens de todo o País apresentam suas produções, e Mostra Convidada, que abre as portas do Festival para que profissionais tenham a oportunidade de apresentar seus trabalhos para os cerca de 10 mil participantes.


As mostras incluem ainda oficinas, minicursos e debates. Cada uma terá um homenageado, que é um expoente da área e que tem sua obra relacionada com o tema do evento.


Momento histórico


A 6ª edição da Bienal vai comemorar o 10º aniversário do Festival de Cultura e também marcará a volta do evento a Salvador, já que em 1999 aconteceu na capital baiana a primeira edição da Bienal de Arte, Ciência e Cultura da UNE, 20 anos após a UNE ter sido colocada na clandestinidade pela ditadura militar. Esta edição marca ainda os 30 anos do Congresso de Reconstrução da UNE, realizado também na capital baiana, e que colocou a entidade novamente na legalidade.


O evento vai contar as presenças, já confirmadas, do ministro interino da Cultura, Roberto Nascimento; do presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abraão; do secretário Nacional de Juventude, Beto Cury; do ministro interino na Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Elói Araújo; e do ministro da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República, Paulo Vanuchi.


Entre os artistas, estão confirmadas as participações do músico Tico Santa Cruz e do artista multifacetado Jorge Mautner. Representantes de diversas entidades também participarão do evento, como a diretora da Central Única das Favelas (CUFA), Nega Giza.

ARTIGO SOBRE MOVIMENTO DE MULHERES NEGRAS

Retirado da revista eletrônica África e africanidades.

Mulheres negras brasileiras construindo identidades negras positivas: um caminho para a consolidação da cidadania?
Texto analisa o movimento de organização autônoma de mulheres negras enquanto sujeitos político.

Para acessar o texto clique aqui ou neste link alternativo.

terça-feira, 13 de janeiro de 2009

UJS faz ato em solidariedade à Palestina no centro do Recife



A tarde desta quinta-feira (8) foi agitada nas ruas do bairro da Boa Vista, centro do Recife. Cerca de 100 militantes da União da Juventude Socialista se reuniram num ato em solidariedade ao povo palestino e em repúdio aos ataques israelenses na Faixa de Gaza.
A concentração do ato se deu na Praça Oswaldo Cruz, de onde os jovens seguiram em caminhada até a Avenida Conde da Boa Vista, parando o trânsito e distribuindo à população a nota divulgada nessa quarta-feira (7) pela UJS Pernambuco.

De lá, seguiram até a o Consulado americano ao som de palavras de ordem que exigiam a retirada das tropas de Israel da Palestina e o fim da política imperialista norte-americana naquela região. No Consulado, o ato se finalizou com bolas de tinta e sapatadas, em referência ao ocorrido com o presidente George W. Bush no último mês em Dezembro.



Para a Presidente Estadual da UJS, Silvana Paula, este foi um primeiro ato realizado em prol do povo palestino, mas outros serão realizados nos próximos dias. “Neste momento, estamos chamando a atenção da população para a causa. A partir daqui, vamos conversar com representantes dos movimentos sociais para que possamos lutar juntos e sejamos ouvidos”, explicou Silvana.

Há alguns dias Israel bombardeia a Faixa de Gaza matando mais de 700 palestinos e deixando cerca de três mil feridos. Ao mesmo tempo, mantém o bloqueio desumano ao povo da região, que se vê privado de combustível, remédios e até mesmo alimentação. A UJS entende que somente a o fim dos bombardeios terroristas de Israel à Palestina será posssível o reconhecimento deste Estado e a auto-determinação do seu povo.

Fonte: UJS Pernambuco: