terça-feira, 5 de junho de 2007

Olívia Santana é uma das homenageadas do livro Mulheres Negras do Brasil


Fruto de três anos de pesquisas em todas as regiões do país, o livro traz o relato da história das mulheres negras desde sua chegada ao Brasil até os dias atuais.

Apresentar um novo olhar sobre o passado e a superar a invisibilidade das mulheres negras, levando ao reconhecimento de suas contribuições na formação de nossa identidade, este é o objetivo do livro MULHERES NEGRAS DO BRASIL, lançado nesta terça-feira (29/05), no auditório do Palácio Rio Branco, com a presença da ministra Matilde Ribeiro e da vereadora Olívia Santana, ambas homenageadas na publicação.

De acordo com os autores, com exceção dos escritos sobre o sistema escravocrata e algumas alusões ao mito Chica da Silva, não se encontram referências e informações detalhadas sobre as mulheres negras em nossos currículos escolares, museus, livros didáticos e narrativas oficiais. Foram três anos de pesquisa em todas as regiões do país, especialmente nos estados do Maranhão, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Para vereadora Olívia Santana a obra possui um grande papel social e afirma que não podia esperar algo diferente da autora Schuma Schumaher, grande feminista, que de forma pioneira buscou dá visibilidade a luta das mulheres negras na construção do país. "Essa publicação é importantíssima e não pode ficar arquivada nas bibliotecas ou estantes das ONG´S, deve ser adquirida por toda rede de ensino e ser referencia tanto para os professores, quanto para os alunos", declarou a vereadora, que atualmente preside a comissão de Educação da Câmara.

A idéia do livro surgiu a partir do lançamento do Dicionário mulheres do Brasil, em 2000, quando Schuma Schumaher e Érico Vital Brazil, também autores da referida obra, perceberam que muitas lacunas sobre a contribuição dos negros e negras na construção do país ainda precisavam ser preenchidas. Além das entrevistas e dos depoimentos colhidos, eles recorreram a diferentes acervos e documentos históricos, para escrever esse título. A obra apresenta referências, estudos e raridades iconográficas desde antes da chegada dos europeus às terras brasileiras até a atualidade. Os autores relatam o pioneirismo e a garra de diversas mulheres negras, seja nas artes, na política, nos esportes ou nas diferentes atividades profissionais.

O título conta também com cerca de 950 imagens que ilustram o dia-a-dia dessas mulheres.