segunda-feira, 23 de maio de 2011

Pelo fim da Homofobia

Associação LGBT entrega 100 mil assinaturas contra homofobia


O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transgêneros (ABGLT), Toni Reis, entregou à presidente em exercício da Câmara dos Deputados, deputada Rose de Freitas, abaixo-assinado com cerca de 100 mil assinaturas em apoio ao Projeto de Lei 5003/01, da ex-deputada Iara Bernardi, que criminaliza a homofobia. Aprovada pela Câmara em 2006, a proposta está no Senado (PLC 122/06).



“Somos a favor da liberdade de expressão, mas ninguém pode expressar opiniões que incitem a violência”, afirmou. As assinaturas também foram entregues à senadora Marta Suplicy, 1ª vice-presidente do Senado, para que sejam levadas ao presidente da Casa, José Sarney.

O ativista elogiou a campanha contra homofobia lançada ontem pelo governo do Rio de Janeiro. A medida faz parte do plano de combate à homofobia no estado, que prevê a aplicação de R$ 7 milhões por ano em ações contra a discriminação. Segundo Marta Suplicy, uma ação desse porte não é pouca coisa.

Eles participaram da abertura do 8º Seminário LGBT, realizado durante as comemorações do Dia Internacional de Luta contra a Homofobia. O evento, promovido pelo Congresso com o apoio da Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (ABGLT), tem como slogan "Quem ama tem o direito de casar – Pela aprovação da PEC do Casamento Civil entre Homossexuais”.

O coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT, deputado Jean Wyllys (Psol-RJ), está coletando assinaturas para apresentar esta PEC, de sua autoria, que prevê o casamento de pessoas do mesmo sexo. É necessário que 171 parlamentares subscrevam a proposta.

O seminário foi organizado pela Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT do Congresso Nacional e pelas comissões de Legislação Participativa; de Educação e Cultura; e de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados.

Casamento civil

Jean Wyllys disse que a ideia de que o seminário tivesse como tema central a aprovação do casamento civil de homossexuais foi tomada antes da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que reconheceu, no início deste mês, a união estável em relacionamentos homossexuais. “Foi uma divisão de tarefas: na Câmara, a defesa do casamento; na marcha, o combate à homofobia”, disse em referência à Marcha Nacional LGBT que acontece nesta quarta-feira (18).


A presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara, deputada Manuela d'Ávila (PCdoB-RS) (foto), disse que a luta por direitos LGBT não inclui o casamento religioso entre homossexuais. “Cada igreja faz o casamento religioso segundo suas regras. Não queremos pautar nenhuma igreja, mas queremos que todos os cidadãos tenham a mesma lei”, afirmou.

Plano Nacional de Educação

A presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara, deputada Fátima Bezerra (PT-RN), afirmou que entidades LGBT e parlamentares terão audiência com o ministro da Educação, Fernando Haddad, hoje às 17 horas, para garantir que o projeto “Escola sem Homofobia” seja posto em prática.

Segundo ela, uma das metas do novo Plano Nacional de Educação (PNE) é sobre o convívio com as diversidades e o diálogo com as temáticas LGBT deve fazer parte do debate.

Manuela d'Ávila também disse que a comunidade LGBT precisa estar atenta às discussões do PNE. “É preciso que tenhamos uma escola que respeite o ser humano em sua diversidade”, disse. De acordo com ela, é preciso que a escola seja um espaço que reproduza a sociedade sem preconceitos, “em que queremos viver”.

Fonte: Agência Câmara de Notícias


Edital Rumos Educação, Cultura e Arte, edição 2011-2013 do Itaú Cultural‏

O Instituto Itaú Cultural abre inscrições para o edital do programa Rumos Educação, Cultura e Arte, edição 2011-2013. O programa busca apoiar a formação de profissionais que desenvolvem propostas diferenciadas nos campos da cultura e da arte por meio da educação não formal. Pretende-se, assim, contribuir para a continuidade e o aperfeiçoamento das ações existentes e para a criação de outras práticas de convergência em cultura, educação e arte, em todo o país. Para fins do regulamento deste edital, é considerado educação não formal toda atividade educativa que acontece fora do contexto escolar.
Saiba tudo sobre o edital: regulamento, características, como enviar os relatos, prêmios, demais informações no site www.itaucultural.org.br/rumos
Público alvo: educadores, arte-educadores, educadores sociais, artistas, artistas-formadores, mestres de educação popular, mediadores e agente culturais. IMPORTANTE: esses profissionais podem ter formação diversificada, inclusive autodidadata e não escolar ou acadêmica.
O candidato para se inscrever deve preencher o formulário com um relato de experiência (por escrito ou em áudio ou vídeo). A experiência deve ter tido início em data anterior a março de 2010 e estar em andamento até, pelo menos, 30 de junho de 2011. O formulário está disponível no site mencionado.
Prêmios: Os proponentes dos projetos (relatos) selecionados receberão R$ 10.000,00; viagens de formação e ações de difusão, com o intuito de socializar as experiências e formar redes de colaboração.
Prazo de inscrição: até 30 de junho de 2011
Dúvidas: qualquer tipo de dúvida, seja qual for: conteúdo, como enviar os relatos, prêmios, outros envie e-mail para rumoseducacao@itaucultural.org.br
Contamos com a sua inscrição. Participe!. Por favor, redirecione este informativo para a sua rede de contatos.
contato: itaucultural@comunicacaodirigida.com.br | tel (11) 3881-1710 ou (11) 8405-4664.

Manifesto do Fórum das Juventudes de Pernambuco‏

Pessoas queridas,


A coordenação do Fórum das Juventudes de Pernambuco elaborou um Manifesto a fim de questionar o Governo do Estado, bem como levar aos jovens de todo o estado de Pernambuco questionamentos acerca da atual conjuntura das políticas públicas de juventude e sua execução no estado.

O FOJUPE, instituído em dezembro de 2010 em ocasião de encontro realizado no município de Carpina com ampla participação de jovens do estado, se propõe a ser um espaço de formação, discussão, debate, proposição e intervenção das juventudes de Pernambuco.

A idéia com o Manifesto é fortalecer a articulação e mobilização dos jovens e coletivos juvenis do estado em torno da luta por melhores condições de vida para as juventudes e para a população como um todo. O apoio ao mesmo é de grande importância.

Nesse sentido, enviamos a todos e todas o Manifesto para que o mesmo possa ser apoiado. Ele pode ser apoiado por grupos/coletivos juvenis, redes, fóruns, organizações que atuam com jovens.

O apoio ao Manifesto deverá ser feito através do envio de um e-mail para fojupe@hotmail.com, com nome da pessoa ou grupo/organização que faz parte, bem como seus contatos (telefone e e-mail).

Para maiores informações, para tirar dúvidas, fazer questionamentos, acessem o blog do Fórum: www.fojupe.blogspot.com ou mandem um e-mail para fojupe@hotmail.com, ou fojupecoordenacao@gmail.com

O Fórum das Juventudes de Pernambuco é um espaço aberto a participação de todos e todas que sonham com uma sociedade mais justa e desejam uma vida melhor para cada jovem do país.


atenciosamente,
Coordenação do Fórum das Juventudes de Pernambuco - FOJUPE

P.S.1 - Por favor, encaminhem esta mensagem para suas redes de contatos para que possamos chegar ao maior número possível de assinaturas.

P.S.2 - Contatos eletrônicos de integrantes da coordenação e assessoria:

Reunião na Assembléia Legislativa do Fórum de Cultura Étnico Racial.‏

Oi companheirada, amanhã (terça-feira 24/05/11 ás 16:00) estará sendo
realizada uma reunião sobre a proposta de projeto que trata da
PRESERVAÇÃO E TOMBAMENTO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ORIGEM AFRICANA NO
ESTADO DE PERNAMBUCO. Esta reunião será realizada no Plenarinho 2 da
Assembléia Legislativa ao lado do Gabinete da Presidenta da Comissão
de Educação e Cultura Deputada Teresa Leitão.
Essa reunião será com a Comissão de Educação e Cultura da Assembléia
Legislativa presidida pela Deputada Teresa Leitão.

Contatos: Marta almeida (81) 88231712 e Almir (81) 9153-3550
Um forte abraço.
Adeildo Araújo.