sexta-feira, 9 de abril de 2010

UNEGRO-PE intensifica mobilização no Recife




A organização da luta pela igualdade racial no Recife ganhou um novo impulso com a realização da 1ª plenária municipal da Unegro, na última terça- feira (30), na sede do Sindsep.

Na ocasião, os filiados da entidade fizeram uma avaliação sobre as políticas públicas e os avanços conquistados em lei pela população negra durante no governo Lula. Foram abordados temas como o Estatuto da Igualdade Racial, a cultura afro-brasileira, as perspectivas para o mundo do trabalho, a inclusão nas universidades, a luta pelos direitos humanos da população negra e a defesa das religiões de matriz africana.

Segundo uma das coordenadoras da Unegro, Fernanda Lima, o encontro é preparatório para Plenária Estadual, que acontecerá no próximo dia 24 de abril. Para isso, a entidade está intensificando sua mobilização em todo o Estado.

O vereador Luciano Siqueira foi representado na plenária pelo assessor Audísio Costa, que reafirmou o compromisso do mandato com a luta de combate ao racismo e pela garantia da igualdade de direitos. “A conquista dos direitos humanos é consequência da organização e conscientização política da sociedade. Nesse sentido, mesmo reconhecendo os inegáveis avanços conquistados no atual governo, devemos continuar empenhados para superar os preconceitos que ainda existem na sociedade”, avaliou.

História- Fundada em 14 de julho de 1988, na Bahia, a Unegro (União de Negros pela Igualdade) defende a idéia de que “a unidade do movimento negro brasileiro é fator fundamental para o fortalecimento e avanço da luta pela superação do racismo e promoção da igualdade social entre negros e brancos” e defende a criação e implementação de políticas públicas voltadas à valorização e melhoria das condições dos negros no Brasil.

Fonte: Site de Luciano Siqueira

UNEGRO-PE firma laços com o Canarinho Futebol Clube de Goiana




Domingo (21), a coordenação executiva da UNEGRO (União de Negros Pela Igualdade) foi até a cidade de Goiana, bairro do Gambá, para realizar uma reunião plenária com o time Canarinho Futebol Clube.
Na ocasião, foi selada uma parceria entre o futebol e a luta racial. Todos os dirigentes, colaboradores (as) e jogadores se filiaram a UNEGRO. O Canarinho Futebol Clube foi fundado em 11 de novembro de 1994 e faz um ano que a UNEGRO vem participando das atividades do Clube.

Do Recife,
Elaine de Paula

segunda-feira, 5 de abril de 2010

NegroSambaSim retorna ao Mercado da Ribeira‏

Apartir de abril, os apreciadores de um bom samba de raiz poderão curtir o ritmo no Mercado da Ribeira, sítio histórico de Olinda. A apresentação faz parte do Projeto NegroSambaSim que visa, dentre outros pontos, valorizar, promover e fortalecer a identidade do samba em Pernambuco. O evento, que também objetiva valorizar a capoeira e as manifestações culturais afro-descendentes, terá início no dia 11 de abril, a partir das 15h.



A abertura da primeira apresentação do ano do projeto NegroSambaSim contará com a participação do grupo Abaúna Capoeira e convidados. A Associação Cultural Desportiva Abaúna Capoeira, como foi batizada, existe há mais de oito anos no bairro do Totó, na Zona Oeste do Recife.



Após o gingado dos capoeiristas, o mercado será palco da malemolência das rodas de samba. O som ficará por conta de Karynna Spinnelly, Lenon Galeria, Alexa e Sambalanço.



A recifense Karynna Spinnelly comprova o amor que sente ao ritmo através da carreira solo, da qual já lançou um cd. Já a baiana radicada no Recife, Allexa, está preparando o segundo cd da sua carreira, com previsão de lançamento para junho deste ano. Outro sambista que irá animar o Mercado é o Lenon Galeria. O cantor já foi puxador de samba da Escola Galeria do Ritmo e
membro das principais rodas de samba do Recife, como Pagode do Didi, Samba do Peninha


As apresentações do projeto acontecerão sempre no primeiro domingo de cada mês e contarão com a presença de capoeiristas e sambistas pernambucanos.


O *NegroSambaSim* é um projeto que visa atender a uma lacuna de Olinda, que é um espaço fixo para o samba de raiz, especialmente aos produzido pelos artistas locais. Ao mesmo tempo, a União de Negros pela Igualdade, a UNEGRO, entidade criadora do projeto, acredita que o NegroSambaSim é uma plataforma de visibilidade para a cultura e esporte locais afro-descendentes, em um espaço que guarda importantes memórias sobre o triste passado do tráfico de escravos, o Mercado da Ribeira.

Serviço:

Projeto NegroSambaSim

Local: Mercado da Ribeira, sítio histórico de Olinda

Data: 11.04.2010

Hora: 15h

Atrações: Karynna Spinnelly, Lenon Galeria, Allexa, Sambalanço e Abaúna Capoeira e convidados.

Evento gratuito