quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

PERNAMBUCO TAMBÉM É TERRA DE SAMBA l 02 de Dezembro Espaço Muda.‏

Sambistas Pernambucanos Comemoram o dia Nacional do Samba.



SOMOS SAMBISTAS PERNAMBUCANOS!
Dia: 02 de Dezembro Hora: 20H.
Local: Espaço MUDA (rua do lima ao lado da Tv jornal.)
Comemoração do dia Nacional do Samba, lançamento do manifesto
PERNAMBUCO TAMBÉM É TERRA DE SAMBA.l
realização de grande Roda de Samba com:
Paulo Perdigão, Karynna Spinelli, Jorge Riba, Selma do Samba, Hilton de Oliveira, Rui Ribeiro,
Pouca Chinfra, Lucinha Guerra, Dibontom, Neguinho da Samarina, Tadeu Jr, Daniel Coimbra, Lucas dos Prazeres,
Hilson Batukada, Rubem França, Dj 440, Conjunto Maravilha e quem mais chegar!
Vamos Fortalecer essa Corrente! O Samba da nossa terra está mais vivo que nunca!
Apoio: Clube do Samba de Recife, Mesa deSamba Autoral de PE e Espaço MUDA.


Somos sambistas pernambucanos.


Somos militantes em defesa do samba, compositores, cantores, músicos, e sambistas de uma forma em geral. Dirigimos-nos a todo gestores público de cultura a imprensa escrita, falada e televisada, produtores simpatizantes e admiradores. Respeitamos todos os segmentos musicais e a eles nos aliamos, passamos pela trajetória do samba em Pernambuco sob os olhares de desconfiança daqueles que defendem uma cultura pura e regionalizada. Trazemos o canto do negro, do branco e do índio somos o samba a miscigenação em forma de letra e melodia Nossas portas estão abertas a todos aqueles que se engajem nesta luta pela preservação e o fortalecimento do nosso samba.

Não desejamos ser meros reprodutores, mas sim ter a participação na criação enriquecimento e valorização do samba como patrimônio imaterial, sem perder o sotaque e os valores da cultura de nossa terra. Somos Sambistas pernambucanos. Abdicamos de favores, queremos o reconhecimento ao nosso Movimento que é um movimento de resistência a um sistema midiático que cala vozes e impõe sua forma de dominação aculturando em nome do capital.

Podemos não representar uma parcela do samba pernambucano, mas sabemos com certeza que o samba pernambucano é aquele com sotaque, com a sua história sem ser á cópia fiel do que nos é imposto.

Não estamos presos a dogmas não importa se o samba nasceu aqui ou acolá é como se tivéssemos exigindo sua carteira de identidade. Não! O samba é uma entidade nacional com uma linguagem característica de cada região, sem um modelo a ser seguido, não negamos o valor e a contribuição de todos os sambistas desde os grandes “Mestres do passado” até a contemporaneidade, mas recusamos a pecha da monarquia do samba não precisamos de reis príncipes e rainhas. Somos somente sambistas e como tal queremos ser reconhecidos e respeitados.

E dar a vez e voz a essa grande parcela de autores, músicos que por não terem esse espaço de divulgar sua criação, são fadados ao esquecimento e ao desestímulo.

Grandes sambistas pernambucanos radicados no sudeste do país deram sua contribuição ao samba tais como Romildo Souza Bastos 27/12/1941 Recife, PE 14/5/1990 Rio de Janeiro, RJ (Conto de Areia) samba este imortalizado na voz de Clara Francisca Gonçalves12/8/1942 Caetanópolis, MG 2/4/1983 Rio de Janeiro RJ, José Bezerra da Silva 23/2/1927 Recife, 17/1/2005 Rio de Janeiro RJ e tantos outros que mesmo sendo grandes autores e de diversos gêneros na música como Lourenço Fonseca Barbosa 28/10/1904 Surubim, PE 31/12/1997 Recife, PE “Capiba” (A mesma rosa amarela) Carlos Souza Pena Filho 27/5/1929 Recife, PE 1/7/1960 Recife, PE, Luís Bandeira (Na cadência do samba) 25/12/1923 Recife, PE, 22/2/1998 Recife, PE

SAMBA É A NOSSA ESCOLA

NOSSA MANIFESTAÇÃO

SAMBA É A CONSCIÊNCIA

DO PODER DA CRIAÇÃO

BEM JUNTO AO CAPIBARIBE

A SERPENTE DO NORDESTE

O COURO COME

É SAMBA DE CABRA DA PESTE

(Paulo Perdigão)