terça-feira, 19 de junho de 2007

3º Congresso da Unegro elege Direção Nacional com 23 membros


NO SITIO DO VERMELHO.


3º Congresso da Unegro elege Direção Nacional com 23 membros

Os 500 participantes presentes na cidade do Rio de Janeiro para o vitorioso encerramento do 3º Congresso da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), realizado de 14 a 17 de junho, aprovaram as resoluções do encontro e ampliaram de 13 para 23 o número de membros da sua Coordenação Nacional neste domingo (17). Esdon França, destacada liderança do movimento negro de São Paulo, foi reconduzido a Coordenação Geral da entidade. Foram apresentadas 72 emendas, sendo 29 aprovadas, a tese guia debatida com mais de 5.000 pessoas de pelo menos 21 estados do país no processo de mobilização

Foram quatro dias de muitos debates, festas, diálogos, encontros, confraternizações que reafirmaram a necessidade de rebelar-se contra o racismo e festejar a cultura e a identidade do povo negro. A Unegro celebrou nestes 3º Congresso seu crescimento expressivo, triplicando de tamanho com relação ao congresso de 2003, onde a entidade estava apenas em 6 estados.

A explosão do crescimento se refletiu na composição na nova Coordenação Nacional (CN) que praticamente dobrou de tamanho com a eleição de 23 membros, antes 13 companheiros participavam da CN, para conduzir o trabalho da entidade para os próximos 3 anos. A presença das mulheres também triplicou na CN, 12 companheiras foram eleitas, antes apenas 4 mulheres participavam da direção.

A unidade na diversidade e amplitude foram marcas do maior encontro da história da entidade que inaugura nova fase com objetivo de alçar vôos para lutas mais massivas a partir de seu expressivo crescimento. No centro da política que deve nortear os rumos da Unegro neste desafio as idéias de que a formação do povo brasileiro é privilegiada pela miscigenação que não anula a existência do racismo expressada das mais diversas formas em nosso país. Neste sentido, a necessidade de promover ações concretas que aglutinem grandes parcelas da população por reparações ao povo negro e por conquistas de ações afirmativas a este povo.

O final do evento foi marcado por muita emoção e rap. Membros do Nação Hip Hop Brasil fizeram o plenário vibrar com freestyle (batalha de rimas entre rappers) que relembrou momentos importantes do Congresso e da luta dos negros.

Veja abaixo a cooordenação eleita no 3º Congresso da Unegro.

Coordenação Nacional da Unegro

Executora das decisões tomadas pelo Congresso e pelo Conselho deliberativo. Também terá a prerrogativa de apresentar ao Conselho as ações políticas a serem implementadas pela entidade.

Coordenação Geral (Edson França)
Coordenação de Finanças (Jerônimo da Silva Júnior)
Coordenação de Relações Internacionais (Olívia Santana)
Coordenação de Comunicação (José Antônio)
Coordenação de Mulheres e Relações de Gênero (Estela Mares)
Coordenação de Juventude (Ângela Guimarães)
Coordenação de Educação e Formação Política (Manoel Júlio)
Coordenação Cultura, Esportes e Lazer – (Carlos Roberto Rodrigues dos Santos) Carlão
Coordenação Trabalho Emprego e Renda (Mônica Custódio)

Suplentes

Geovani Machado
Jorge Antônio Costa
Eronilton Pereira dos Santos

Conselho deliberativo

Será o principal fórum de decisão interno da entidade depois do fórum máximo de delibaração, o congresso nacional. Será eleito para um mandato de 3 anos. Terá representação dos estados onde a Unegro tiver maior acúmulo político e organizativo. Se reunirá pelo menos semestralmente.

Composição do Conselho

Distrito Federal – Sérgio Pedro
Pará – Jairo Silva
Rio de Janeiro – Ernane Guedes
Rio Grande do Sul – Selma Teixeira
Pernambuco – Valmir Rufino
Amazonas – Emanoel Pires
Ceará – Paulo Rogério
Bahia – Léo Ornelas e Ubiraci Matildes
São Paulo – João Mendes e Solange da Silva
Minas Gerais – Zélia Lúcia Lima
Santa Catarina – Michele Magalhães
Espírito Santo – Adriana da Silva

Conselho Fiscal

1º - titular – Roberto Almeida
2º - titular - Girlene de Jesus Santana
3º - titular – Everaldo Vieira

Suplência do Conselho Fiscal

1º - Suplente – Carlos Alberto Silva Junior
2º - Suplente - Maria Otília
3º - Suplente – Fabiana Generoso

Por Carla Santos,
do Rio de Janeiro

Leia também:

3º Congresso da Unegro lança entidade para ação de massas

Unegro chama ''Veja'' de racista e defende cotas


LEIA TB NO SITIO DA UNEGRO


http://www.unegro.org.br/
.