terça-feira, 11 de maio de 2010

1º Conferência de Educação Étnico Racial da Cidade de Olinda‏

Começa nesta quinta-feira (06) e vai até a quarta-feira (12), as inscrições para a 1º Conferência de Educação Étnico Racial da Cidade de Olinda, que acontece no dia 13 de maio, no Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua 15 de Novembro, Carmo.

Os interessados em assegurar antecipadamente sua participação no evento devem procurar a Coordenadoria dos Negros e Negras de Olinda, localizada na Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos, na Avenida Getúlio Vargas, n° 536, Bairro Novo, Olinda. São 120 vagas sendo 50 para sociedade civil organizada, 50 para membros do governo, 10 para observadores e 10 para convidados.

O tema principal da conferência é a inclusão da história afro-brasileira e indígena no currículo escolar do município de Olinda. Durante todo o dia serão discutidas propostas sobre dois sub-temas. Na parte da manhã será discutida a Implementação e suas Implicações Legais das Leis nº 10.639/03 e nº 11.465/08 no Ambiente Escolar e Social, com a participação da Secretária de Educação de Olinda, Leocádia da Hora e o vereador Marcelo Santa Cruz, e a tarde as Políticas Públicas e Mecanismos de Controle Social Potencializando a Educação Étnica Racial – Construção do Fórum de Educação Étnico Racial do Município de Olinda, com o vereador Jorge Prestanista, o representante do Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Josebias José dos Santos e um membro do Movimento Negro do Fórum Estadual, Marta Almeida. Além disso, caberá aos participantes elegerem 20 delegados da sociedade civil e do governo, que tomarão posse no Fórum Municipal de Educação Étnico Racial.

O evento é uma iniciativa da Prefeitura de Olinda por intermédio das Secretarias de Educação e Desenvolvimento Social, Cidadania e Direitos Humanos em conjunto com a coordenadoria dos Negros e Negras de Olinda.
Programação:

Local: Auditório da Secretaria de Educação de Olinda.
Dia: 13 de maio de 2010
Horário: 9h às 17h

· 08h às 10h – Credenciamento

· 09h - Mesa Política – Leitura e Aprovação do Regimento

· 09h30 - “A Implementação e suas Implicações Legais das Leis nº 10.639/03 e nº 11.465/08 no Ambiente Escolar e Social”
Expositores: Leocádia da Hora – Secretária de Educação – SEDO, Vereador Marcelo Santa Cruz
Coordenação da Mesa: Ana Cristina – Assessora da Diretoria de Ensino – SEDO

· 11h30 – Plenária

· 12h30 - Almoço

· 14h00 – “Políticas Públicas e Mecanismos de Controle Social Potencializando a Educação Étnica Racial – Construção do Fórum de Educação Étnico Racial do Município de Olinda”
Expositores: Ver. Jorge Prestanista, Josebias José dos Santos – Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Marta Almeida – Membro do Movimento Negro do Fórum Estadual
Coordenação da Mesa: Adeildo Araújo – Coordenadoria de Negros e Negras

· 17h – Plenária

· 18h – Eleição e Posse do Fórum Municipal
Coordenação da Mesa: Fórum Estadual de Educação Étnico Racial, Coordenadoria do Negros e Negras, SEDO – Educação Inclusiva Gênero/Etnia

· 19h - Encerramento

Seminário “Escravidão no Atlântico Sul e a Contribuição Africana no Processo Civilizador Brasileiro”

O Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros da Diretoria de Pesquisas Sociais da Fundacao Joaquim Nabuco (Fundaj), em parceira com a Organização das Nações Unidas para a Educação (Unesco), estará promovendo entre os dias 12 e 14 de maio, das 14h às 18h, o seminário “Escravidão no Atlântico Sul e a Contribuição Africana no Processo Civilizador Brasileiro”. O evento faz parte das atividades do Ano Nacional Joaquim Nabuco e marcará o lançamento da exposição itinerante “Para que não esqueçamos: O triunfo sobre a escravidão”.
Os seminários que serão realizados no auditório Benício Dias, localizado no Museu do Homem do Nordeste, terão o intuito de estimular o debate e a pesquisa histórico-social. Através de atividades desse gênero, existirão novas interpretações da sociedade brasileira, resultando assim na quebra e superação de preconceitos contra a população negra.