Somos sambistas pernambucanos.
Somos militantes em defesa do samba, compositores, cantores, músicos, e sambistas de uma forma em geral. Dirigimos-nos a todo gestores público de cultura a imprensa escrita, falada e televisada, produtores simpatizantes e admiradores. Respeitamos todos os segmentos musicais e a eles nos aliamos, passamos pela trajetória do samba em Pernambuco sob os olhares de desconfiança daqueles que defendem uma cultura pura e regionalizada. Trazemos o canto do negro, do branco e do índio somos o samba a miscigenação em forma de letra e melodia Nossas portas estão abertas a todos aqueles que se engajem nesta luta pela preservação e o fortalecimento do nosso samba.
Não desejamos ser meros reprodutores, mas sim ter a participação na criação enriquecimento e valorização do samba como patrimônio imaterial, sem perder o sotaque e os valores da cultura de nossa terra. Somos Sambistas pernambucanos. Abdicamos de favores, queremos o reconhecimento ao nosso Movimento que é um movimento de resistência a um sistema midiático que cala vozes e impõe sua forma de dominação aculturando em nome do capital.
Podemos não representar uma parcela do samba pernambucano, mas sabemos com certeza que o samba pernambucano é aquele com sotaque, com a sua história sem ser á cópia fiel do que nos é imposto.
Não estamos presos a dogmas não importa se o samba nasceu aqui ou acolá é como se tivéssemos exigindo sua carteira de identidade. Não! O samba é uma entidade nacional com uma linguagem característica de cada região, sem um modelo a ser seguido, não negamos o valor e a contribuição de todos os sambistas desde os grandes “Mestres do passado” até a contemporaneidade, mas recusamos a pecha da monarquia do samba não precisamos de reis príncipes e rainhas. Somos somente sambistas e como tal queremos ser reconhecidos e respeitados.
E dar a vez e voz a essa grande parcela de autores, músicos que por não terem esse espaço de divulgar sua criação, são fadados ao esquecimento e ao desestímulo.
Grandes sambistas pernambucanos radicados no sudeste do país deram sua contribuição ao samba tais como Romildo Souza Bastos 27/12/1941 Recife, PE 14/5/1990 Rio de Janeiro, RJ (Conto de Areia) samba este imortalizado na voz de Clara Francisca Gonçalves12/8/1942 Caetanópolis, MG 2/4/1983 Rio de Janeiro RJ, José Bezerra da Silva 23/2/1927 Recife, 17/1/2005 Rio de Janeiro RJ e tantos outros que mesmo sendo grandes autores e de diversos gêneros na música como Lourenço Fonseca Barbosa 28/10/1904 Surubim, PE 31/12/1997 Recife, PE “Capiba” (A mesma rosa amarela) Carlos Souza Pena Filho 27/5/1929 Recife, PE 1/7/1960 Recife, PE, Luís Bandeira (Na cadência do samba) 25/12/1923 Recife, PE, 22/2/1998 Recife, PE
SAMBA É A NOSSA ESCOLA
NOSSA MANIFESTAÇÃO
SAMBA É A CONSCIÊNCIA
DO PODER DA CRIAÇÃO
BEM JUNTO AO CAPIBARIBE
A SERPENTE DO NORDESTE
O COURO COME
É SAMBA DE CABRA DA PESTE
(Paulo Perdigão)
Nenhum comentário:
Postar um comentário