quarta-feira, 27 de abril de 2011

Festa da Lavadeira não terá shows e apresentações este ano

Publicado em 26.04.2011, às 01h03

Do NE10 (http://ne10.uol.com.br/canal/cultura/noticia/2011/04/26/festa-da-lavadeira-nao-tera-shows-e-apresentacoes-este-ano-268330.php)

A Prefeitura do Cabo de Santo Agostinho informou na noite dessa segunda-feira (25) que a Festa da Lavadeira deste ano terá apenas a parte religiosa e não irá comportar shows, palanques e venda de bebidas alcoólicas. A associação que organiza a festa informou ao NE10 que irá entrar na Justiça para realizar o evento como todos conhecem.

De acordo com a Prefeitura do Cabo, a festa acontece em uma Zona Especial de Turismo, Lazer e Moradia (ZETLM), a Reserva do Paiva e por isso não comporta instalação de palanques, som e comercialização de bebidas. “A Prefeitura do Cabo se preocupa em cumprir a lei de preservação ambiental da área, mas deseja que seja uma festa bonita, animada, mantendo suas tradições”, disse em nota Luiz Pereira, secretário Municipal de Articulação Politica e Orçamento Participativo. A decisão foi assinada nesta tarde através de um Termo de Ajustamento de Conduta.

A medida teve repercussão negativa entre os organizadores da festa. Eduardo Melo, presidente da Associação Organizadora da Festa da Lavadeira diz que a medida é elitista. "Eles não querem permitir que pobres frequentem o local. Isto está claro. A decisão é uma afronta à tradição cultural de Pernambuco", reclama. "Vamos tentar na Justiça que a festa aconteça este ano, pois uma zona especial de lazer não pode excluir a cultura de Pernambuco.

A produção não aceitou a sugestão da Prefeitura de realizar a festa na praia de Itapuama, a 200 metros do local tradicional. "Eles querem instituir que local de rico pobre não entra. Como é possível existir no Brasil uma praia separada por um muro. É absurdo", diz Melo.

A Festa da Lavadeira surgiu em 1987, quando a comunidade do Paiva decidiu fazer oferendas à escultura de uma lavadeira local, que no caráter religioso da festividade é filha de Iemanjá. Durante a festa são feitas oferendas dentro do ritual dos cultos afro-brasileiros. O evento acontece sempre no dia 1º de maio, na praia do Paiva, no Cabo de Santo Agostinho, Litoral Sul do Estado.

Um comentário:

Anônimo disse...

Revolução Quilombolivariana! REQBRA
e o verdadeiro povo brasileiro apóia e é solidaria ao grande líder libertador Muammar Kadafi na luta e soberania do povo líbio ao contrario da mídia e a elite dominante fascista e judaica sionista brasileira,que apóia e torce por Hordas imperialistas piratas predadores assassinos dos EUA e OTAN, querendo saquear o petróleo da Líbia e a Amazonas do Brasil. http://muammarkadafibrasileiros.blogspot.com/
MK.BRASIL.LEIROS@BOL.COM.BR

Revolução Quilombolivariana! REQBRA
Viva Zumbi! Viva Brasil Venceremos!
Ao Nosso Povo! Viva Brasil! Venceremos!
Revolução Quilombolivariana e bradaram Vivas! a Simon Bolívar Viva! Zumbi! Tupac Amaru! Benkos BiojoS! Negra Hipólita! Sepé Tiaraju Alicutan! Sabino! Elesbão! Luis Gama, Lima Barreto,Cosme Bento! José Leonardo Chirinos ! Antônio Ruiz,El Falucho! João Grande e Pajeú ,João Candido! Almirante Negro! Patrice Lumumba! Viva Che! Viva Martin Luther King! Malcolm X! Viva Oswaldão Viva! Mandela Viva! Luiz I.Lula da Silva, Viva! Chávez, Vivas! a Evo Ayma! Rafael Correa! Fernando Lugo!José Mujica(El Pepe)!FViva! a União dos Povos Latinos afro-ameríndios,! 1º de maio,
Viva Dilma! Muammar Kadafi! Os Trabalhadores do Brasil e de todos os povos irmanados.
Movimento Revolucionário Socialista (Seja um,uma) QUILOMBOLIVARIANO

O maior blog de Muammar Kadafi das Américas
muammarkadafibrasileiros.blogspot.com
MK.BRASIL.LEIROS@BOL.COM.BR
quilombonnq@bol.com.br
Organização Negra Nacional Quilombo
O.N.N.Q. Brasil .Fundação 20/11/1970
Por Secretário Geral Antonio Jesus Silva