sexta-feira, 9 de abril de 2010

UNEGRO-PE intensifica mobilização no Recife




A organização da luta pela igualdade racial no Recife ganhou um novo impulso com a realização da 1ª plenária municipal da Unegro, na última terça- feira (30), na sede do Sindsep.

Na ocasião, os filiados da entidade fizeram uma avaliação sobre as políticas públicas e os avanços conquistados em lei pela população negra durante no governo Lula. Foram abordados temas como o Estatuto da Igualdade Racial, a cultura afro-brasileira, as perspectivas para o mundo do trabalho, a inclusão nas universidades, a luta pelos direitos humanos da população negra e a defesa das religiões de matriz africana.

Segundo uma das coordenadoras da Unegro, Fernanda Lima, o encontro é preparatório para Plenária Estadual, que acontecerá no próximo dia 24 de abril. Para isso, a entidade está intensificando sua mobilização em todo o Estado.

O vereador Luciano Siqueira foi representado na plenária pelo assessor Audísio Costa, que reafirmou o compromisso do mandato com a luta de combate ao racismo e pela garantia da igualdade de direitos. “A conquista dos direitos humanos é consequência da organização e conscientização política da sociedade. Nesse sentido, mesmo reconhecendo os inegáveis avanços conquistados no atual governo, devemos continuar empenhados para superar os preconceitos que ainda existem na sociedade”, avaliou.

História- Fundada em 14 de julho de 1988, na Bahia, a Unegro (União de Negros pela Igualdade) defende a idéia de que “a unidade do movimento negro brasileiro é fator fundamental para o fortalecimento e avanço da luta pela superação do racismo e promoção da igualdade social entre negros e brancos” e defende a criação e implementação de políticas públicas voltadas à valorização e melhoria das condições dos negros no Brasil.

Fonte: Site de Luciano Siqueira

Nenhum comentário: