segunda-feira, 22 de março de 2010

Negros Unidos, Apartheid Vencido!

Por; Samuel Britto.

Formado em Letras e especialista em Historia da Língua Portuguesa.



21 de março de 1960, nesta data, mais um grito por igualdade e liberdade era silenciado de forma violenta numa favela sul-africana, 69 pessoas foram assassinadas pela polícia, o motivo, uma manifestação pacífica contra a leis impostas pelo regime do apartheid.Crianças e mulheres não foram poupadas, ficaram feridas, e grande parte dessas lesões ainda continuam abertas até hoje, desafiando até as bases fundamentais dos Direitos Humanos.



Apartheid, nome que soa de forma estranha, mas o seu significado é mais curioso, como se aparta raças de uma mesma formação celular e fisiológica? Nelson Mandela, líder negro e um dos maiores defensores do fim do apartheid, deu a seguinte declaração numa determinada ocasião em que presenciava mais um massacre originado pelo movimento: O homem nasce livre, com dignidades e direitos iguais, a separação acontece apenas do cordão umbilical da mãe, ou diante da morte, as demais separações são criadas da inquietude humana que insiste numa conturbada mania de organização em apartar o que nasceu pra ser junto, unido e forte. Além da desarmonia entre brancos e negros, as guerras entre etnias são realidades que vão de encontro aos fundamentos dos direitos humanos, as lutas contra essas segregações raciais continuam até hoje.



Atualmente no Brasil, a Apartheid e o preconceito étnico-racial são tratados de forma diferente, oportunidade e reconhecimento são as palavras-chaves, já que determinados grupos raciais e étnicos sempre foram impedidos de se beneficiarem dos mesmos direitos civis, políticos, econômicos, sociais e culturais comuns a outros grupos da sociedade, o governo com a ajuda de organizações e movimentos sociais levantam a bandeira da igualdade, cujo lema é, negros unidos, apartheid vencido! Essas instituições promovem ações, encontros e campanhas sócio-educativas, a UNEGRO - União de negros pela igualdade é uma destas organizações sociais que desenvolve um trabalho de sensibilização e de valorização da diversidade sociocultural. A organização atua há 22 anos se organizam em todo Brasil e nesse processo há 4 anos na cidade de Petrolina – PE.



A idéia de discriminação racial ainda existe, mas organizações como a UNEGRO viabilizam trabalhar na sociedade, trazendo oportunidades igualitárias, possibilidades de se ingressar com igualdade de direitos, por meio da inserção nos diversos espaços sociais, essa é uma forma ideal de se combater as marcas longínquas e imcompreensivas do preconceito racial. O que os defensores desse tipo de divisão, precisam entender é que Raça é definida como "um grupo de pessoas de comum ancestralidade, diferenciada dos outras por características físicas, tais como, tipo de cabelo, cor dos olhos e pele, estatura, etc" (Dicionário Inglês Collins) e Étnico é definido como "relativo ou característico de um grupo humano que tem certos traços raciais, religiosos, lingüísticos, entre outros, em comum", e que essas diferenças é que fazem o mundo ser como ele é “um celeiro de diferenças que complementa um todo por igual”.





Que essa reflexão sirva de Incentivo aos membros e população, e dizer da importância da continuidade da luta... AXE...

Att: Tiago Carvalho

Membro da UNEGRO – Petrolina

Nenhum comentário: